Devemos cumprir, hoje, os mandamentos da lei?


Nem um “jota”, nem um “til” se omitirá da Lei?


A lei foi dada ao homem através de Moisés. E com qual objetivo?
a) Para mostrar o pecado do homem?
Romanos 7:7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
b) Para que o homem andasse na Lei do Senhor, diferentemente dos outros povos?
Deuteronômio 7:9 Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.

Porém, Deus sabia que o homem não conseguiria cumprir toda a lei. Então ele mandou Jesus, o justo que, cumprindo toda lei, providenciou outro meio para podermos chegar / agradar a Deus.
Mateus 5:17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Lucas 16:17 E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.
Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

O último versículo diz que “nem um jota ou til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido”.
Esse “tudo a ser cumprido” se refere a quê?
Lucas 24:44 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.    Se refere à pessoa de Jesus.
João 19:28 Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. João 19:30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Jesus veio para cumprir a Lei nos dias em que esteve na terra, pois ela era vigente até João (último dos profetas). Porém Cristo inaugura um outro meio do homem ir até Deus, pois pelo cumprimento da Lei nunca foi possível.
Lucas 16:16 A lei e os profetas duraram até João;      Mateus 11:13 “Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João”.
Romanos 3:20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Gálatas 2:16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Mas o que isso significa, que agora não há mais Lei para cumprir?  Não. Cristo abriu um novo caminho (João 14:6), mas não pelo cumprimento das ordenanças da Lei, mas de amor, de entrega, obediência e fé total Nele.
Assim, se crermos que, hoje, nem um “til” ou “jota” da Lei do Velho Testamento caiu, além de negarmos o que Cristo fez, seremos obrigados a cumprir toda a Lei, pois Gálatas 3:10 diz que é  Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. Não há como estar parcialmente na Lei, se queremos ela.

Se crermos que nem um “til” ou “jota” da Lei caiu, teremos que voltar a, inclusive, sacrificarmos animais para termos perdão e chegarmos a Deus, pois essa é a Lei, assim ela nos ordena e maldito é todo aquele que não cumprir.
Cristo mostrou claramente que não precisamos mais disso. Na Lei só o sacerdote podia entrar no “Santo dos Santos”, uma vez ao ano e com sacrifício de animais. Mas quando Cristo morreu o “véu do templo se rasgou (Mt 27:51)”. Todos agora podem olhar o “Santo dos Santos”, chegar até o Pai por meio de Cristo, o tempo todo e sem a Lei.

Agora veja alguns ajustes entre a Lei de Moisés e a Lei de Cristo (onde tudo se faz por amor e fé Nele).
Se a Lei dizia que não poderíamos ter outros deuses, agora mais ainda, pois Ele escolheu morar em nós (ICor 3:16).
Se a Lei dizia, “não matarás”, hoje Cristo fala que se odiarmos um irmão, já o matamos (Mt 5:22).
Se a Lei mandava “guardar o Sábado”, todos o santificavam e descansavam nesse dia em adoração a Deus. Hoje Deus quer que vivamos todos os dias no seu descanso (veja Hb 4:1-11), pela fé, em santificação e adoração, não somente no Sábado. Inclusive Jesus foi perseguido por essa causa (Mt 12:1-2; Mc 3:1-6; Lc 13:14-17). Veja que o guardar dias e o Sábado eram cerimonialismos (sombras) de coisas futuras (Col 2:16-17). Veja também João 5:18 e Gálatas 4:9-11.
Se a Lei dizia “não adulterarás”, hoje Cristo fala que se desejarmos com os olhos, já adulteramos no coração (Mt 5:28).
Se a Lei dizia que pelos pecados “um animal morreria”, hoje Cristo se fez nosso cordeiro (João 1:29).
Portanto, não estamos sem lei.  Mas agora a Lei é de amor e fé (o que inclui obediência) à pessoa de Jesus, não por ordenanças a rituais. Mc 12:30-31 “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo coração...  Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.    Mt 22:40Destes dois dependem toda lei e os profetas”.




Por Everaldo