Santíssima trindade? O que é isso?


Santíssima Trindade?

Por esses dias recebi, em minha caixa de correio, um revista onde o assunto principal era a respeito da “Trindade”.
Ela realmente existe? É um ensino claro nas escrituras? É algo pagão?


Não há, na bíblia, a palavra “Trindade”. Podemos procurar que não a acharemos. Vasculhem-se os originais grego e hebraico e também não será encontrada.

Mas não podemos negar que há uma demonstração clara na bíblia que existem três seres distintos: O Pai (Jeová), o Filho (Jesus) e o Espírito Santo (O Consolador ou Ajudador, conforme João 14:15 – Em gênesis 1.2 ele é traduzido, diferente do original em hebraico, como “força ativa”).

Em Mateus 3:16, segundo a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, vemos que Jesus, depois de ter sido batizado, saiu imediatamente da água; e eis que os céus se abriram e ele viu o espírito de Deus descendo sobre ele como pomba (creio que suave como uma pomba *). 17 Eis que também houve uma voz dos céus, que disse: “Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado.

E se o espírito estava sobre Jesus e uma voz vinha dos céus, então há três mesmo! Não eram o mesmo indivíduo, ou divididos em três, mas três individuais, cada um no seu lugar e papel.

Vemos os três, de novo, trabalhando na criação, em Gênesis 1. “No princípio Deus criou os céus e a terra. Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa (no original hebraico: Espírito *) de Deus movia-se por cima da superfície das águas”.   
E, se todas as coisas foram criadas por meio de Jesus, conforme Col. 15:16, foi para Ele quem Jeová disse, no versículo 26 de Gênesis 1:  “Façamos [o] homem à nossa imagem”. Trabalho em equipe!

Vemos, então, que são três, diferentes em sua forma e aparência. Não há como enroscar nisso.

Mas infelizmente alguns até erram e se enroscam quando dizem que eles são uma mesma pessoa. E erram mesmo, pois a bíblia menciona claramente três e distintos.

Porém eles são um, iguais e únicos em unidade de pensamento, propósitos e ações. Eles criaram tudo, conforme Gênesis 1. Eles não se contrariam.

E se o Espírito é de Deus, conforme Lucas 1:35 “O anjo disse-lhe, em resposta: “Espírito santo virá sobre ti e poder do Altíssimo te encobrirá”, e conforme 1Cor 3.16 “Não sabeis que vós sois templo de Deus e que o espírito de Deus mora em vós”;

E se Jesus não é somente o primeiro (o primogênito) mas o ÚNICO QUE FOI GERADO (unigênito) do Pai, conforme João 3:16 Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito...”, e conforme IJoão 4:9 “...porque Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que ganhássemos a vida por intermédio dele.e conforme João 1.14 De modo que a Palavra se tornou carne e residiu entre nós, e observamos a sua glória, uma glória tal como a de um filho unigênito dum pai (no original: a glória do unigênito do pai *); e ele estava cheio de benignidade imerecida e de verdade (no original essa parte não existe *), então podemos dizer que Eles são Deus, da mesma origem, divindade e substância, eternos, embora sendo pessoas distintas.



Felizmente as escrituras são infalíveis. Infelizmente as pessoas que as traduzem ou as interpretam não são. É por isso que temos que ser como os crentes de Beréia, conforme Atos 17:10 e 11.


Por Everaldo