Mateus 16:18 - Sobre quem a Igreja está edificada?



A Igreja é de Cristo e deve estar sendo edificada por Ele mesmo - Mateus 16: 18
“... edificarei minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Pedro disse – I Pedro 2: 4 e 5 e 7
Chegando-vos para Ele, a pedra que vive, rejeitada pelos homens, mas eleita e preciosa por Deus, vós sois edificados casa espiritual...” “Para vós, os que crêem é pedra preciosa, mas para os descrentes, a pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a principal pedra, angular”.

Paulo disse – I Coríntios 3: 10 e 11
“Pela graça de Deus lancei o fundamento (alicerce) como prudente construtor, e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento (alicerce) além do qual já foi posto, o qual é Jesus Cristo

Pedro disse – Atos 4: 11 e 12
“Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro nome; porque abaixo do céu não existe outro nome para que sejamos salvos”

Paulo disse – Efésios 2: 20 e 21
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Jesus a Pedra angular, no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor”
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assim, os textos acima tendem a me levar a pensar que a Pedra (de Mateus 16:18) sobre a qual a igreja estaria sendo construída não seria Pedro, mas sim a pessoa de Jesus, ou seja, sobre a revelação que Pedro fez: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Sobre esta pedra, que Pedro revelou, creio eu, a Igreja seria edificada.
Parece que Pedro pensava assim também, conforme em I Pedro 2: 4 a 7.

Com relação às “chaves do céu”, se olharmos para Mateus 18:18 e 19, veremos que todos os discípulos possuem-nas, do mesmo modo que Pedro, pois Jesus diz para eles: “e tudo o que ligardes (vós - plural) na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes, será desligado.”
Creio que Jesus disse a Pedro “te darei” porque falava com ele naquele momento, e creio que os outros possuem o mesmo poder, conforme Mateus 18.

Penso que nosso amado irmão Pedro entendia que Jesus é a Rocha da Igreja e que Pedro poderia falhar. Se olharmos atentamente no próprio capítulo 16 de Mateus, versículo 23, veremos que, no instante seguinte à declaração que Pedro faz de Cristo, Jesus o repreende severamente: “Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogita das coisas de Deus, e sim dos homens”

Assim, por esses textos, gosto de pensar que a igreja de Cristo esta sendo edificada sobre aquele que, sem pecado, morreu por todos nós.  2 Samuel 22:2 a 3 “O Senhor é minha rocha, minha cidadela, meu libertador, o meu Deus, o meu Rochedo em quem me refugio, o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte e o meu refúgio.”

Por Everaldo